Jornalistas do “24 Horas” devem ser integrados noutras publicações

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) defende a integração dos jornalistas abrangidos no processo de despedimento colectivo do jornal “24 Horas” nas restantes publicações da Global Notícias já existentes ou em projectos editoriais a criar.

O SJ participou no dia 20 de Julho na reunião de informações e negociação do despedimento colectivo, que abrange 19 jornalistas ao serviço do “24 Horas”, publicação da Global Notícias, do Grupo Controlinveste.

Na posição apresentada na reunião, os representantes dos jornalistas sustentam que apenas a Empresa é responsável pelos resultados negativos do jornal gratuito “Global Notícias” e pela descida significativa da circulação do “24 Horas”, em consequência da alteração gráfica e editorial do jornal, em Maio do ano passado, e do desinvestimento na angariação de publicidade e no marketing.

Considerando que não devem ser os jornalistas e outros trabalhadores a responder por erros cometidos , a estrutura representativa defende que a empresa deve assegurar o futuro dos jornalistas e outros trabalhadores que a GN pretende dispensar, procedendo à sua colocação noutras publicações da empresa.

O SJ vai continuar a apoiar a luta dos jornalistas em defesa dos seus direitos e interesses.

Partilhe