Jornalistas da TVE contra manipulação da estação

Os profissionais da televisão pública espanhola decidiram criar um Conselho de Informação com o objectivo de impedir a manipulação crescente de que a TVE está, alegadamente, a ser objecto, noticiou o El Mundo.

Com funções similares às de um Conselho de Redacção, o Conselho de Informação da TVE, cuja composição foi votada por cerca de 500 dos 1200 trabalhadores da estação, incluirá cinco jornalistas, um operador de imagem e um técnico de montagem.

O Conselho, que ainda não foi aprovado pela direcção da TVE mas quer ser reconhecido legalmente dentro da empresa, pretende fazer face à manipulação que, de acordo com os mentores da ideia, ameaça a credibilidade da televisão e dos seus profissionais.

Temas como a greve geral de 20 de Junho de 2002, o problema do navio “Prestige” e a guerra no Iraque, foram, de acordo com jornalistas da TVE, alvo de manipulação por se tratarem de questões delicadas para o Governo de Aznar. Aliás, a pressão governamental neste último ponto provocou mesmo a entrega no Congresso de um protesto assinado por dois mil jornalistas da TVE.

A criação desta estrutura foi apoiada pelo sindicato Comisiones Obreras – Torrespaña (CCOO) e contra o parecer de todas as restantes forças sindicais, porém o CCOO assegura que é sua intenção trabalhar com os restantes sindicatos.

Partilhe