Jornalistas da Skai Radio em greve

Os trabalhadores da Skai Radio de Atenas, na Grécia, cumprem, a 9 de Setembro, uma greve de 24 horas, em protesto contra a recusa da administração em implementar o novo acordo colectivo de trabalho.

A paralisação é apoiada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e segue-se à greve de Julho, que teve o apoio de vários sindicatos gregos, mas que foi “furada” na Skai Radio através do uso de material de emissoras internacionais como a BBC, a Deutsche Welle e a Voice of America por parte de três executivos de topo, não sindicalizados.

Na altura, a FIJ considerou essa atitude da estação como “deplorável”, pois aproveitava-se de jornalismo reputado de ondas internacionais só para furar a greve, o que para a Federação é “baixo e inaceitável”.

A paralisação actual foi convocada pelo Sindicato dos Jornalistas dos Jornais Diários de Atenas, com vista a defender “os direitos colectivos, individuais e editoriais dos jornalistas”, insistindo na implementação do novo contrato colectivo.

O sindicato grego avisou ainda que está disposto a levar a cabo mais greves em outros órgãos de comunicação gregos, caso estes não coloquem em vigor o novo acordo.

Partilhe