Jornalista morre vítima do atentado na Somália

Abdullahi Osman Moallim (Jubaland TV) sofrera ferimentos na cabeça e, apesar de ter sido assistido num hospital, acabou por não resistir.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) revelou que o jornalista Abdullahi Osman Moallim (Jubaland TV), que ficara ferido num atentado de um bombista suicida na Somália, acabou por morrer, apesar de ter sido assistido na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital Recep Tayyip Erdogan em Mogadíscio.

“Trata-se de um deplorável e bárbaro ato de terror. Estamos solidários com as famílias das vítimas e dos feridos. Pedimos a todos os jornalistas em trabalho na Somália para não se colocarem em situações de risco e a todos os que os apoiam no sentido de que lhes garantam preparação para a sua própria segurança”, afirmara Philippe Leruth, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), na reação ao atentado bombista de um suicida que causara pelo menos seis mortos e 15 feridos, entre os quais três jornalistas, a um restaurante na cidade de Beledweyne, na região de Hiran (Somália).

Os outros jornalistas feridos são Abdishakur Mohamed Hassan (Saab TV) e Abdulkadir Omar Ibrahim (RTN TV e Simba Radio).

Segundo a FIJ, o atentado foi mais tarde reivindicado pelo grupo terrorista Al-Shabab, relacionado com a rede da Al-Qaeda. A FIJ condenou o ataque, apelando aos jornalistas em missão na Somália para que cuidem de garantir o seu trabalho em condições de segurança.

Partilhe