Jornalista da “Time” condenado por recusar revelar fontes

Um tribunal de Washington ordenou a prisão de Matthew Cooper, jornalista da revista “Time”, por este se ter recusado a dizer quem foram as suas fontes para escrever um artigo em que revelou o nome de uma agente da CIA.

A decisão do juíz Thomas Hogan, tomada a 9 de Agosto, incluiu ainda uma multa de mil dólares por dia à revista “Time” devido a desobediência ao tribunal, mas tanto a pena como a coima foram suspensas até que tenha lugar o recurso.

A agente da CIA cujo nome foi revelado é Valerie Plame, mulher do embaixador Joseph Wilson, que em Julho de 2003 criticou George W. Bush numa coluna de opinião do “The New York Times”, por este ter divulgado informações secretas falsas que indicavam que o Iraque teria tentado comprar urânio em África.

O diplomata considera que a fuga de informação que colocou o nome da sua mulher na imprensa foi uma retaliação do governo pela sua atitude crítica, e foi esse também o mote para um artigo posterior da “Time”.

Na revista, a administração Bush foi criticada por revelar informações com o objectivo de desviar a atenção do público das afirmações de Joseph Wilson, incorrendo numa tentativa de manipulação da informação.

“As histórias sobre alegados abusos de poder por parte do governo dependem quase sempre de fontes de informação confidenciais”, disse Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), acrescentando que cabe aos jornalistas proteger essas fontes.

Partilhe