Jornalista assassinado na Índia

Santanu Bhowmik, de 28 anos, foi apunhalado na localidade de Mandwai, perto de Agartala, capital do estado de Tripura, no nordeste do país. FIJ exige que os assassinos sejam encontrados e punidos pela justiça.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou, de forma veemente, o assassínio do jornalista Santanu Bhowmik, de 28 anos, exigindo às autoridades da Índia que os autores do hediondo ato sejam encontrados e castigados pela justiça.

Considera Anthony Bellanger, secretário-geral da FIJ, que “o brutal assassínio de Bhowmik sublinha a deterioração do ambiente em que os media trabalham na Índia. A rápida resposta das autoridades na detenção de quatro suspeitos é um sinal positivo, mas são necessárias ações determinantes por parte do governo para que esta cultura de violência e impunidade não se agrave”.

Bhowmik foi apunhalado na localidade de Mandwai, perto da cidade de Agartala, capital do estado de Tripura, no nordeste do país, quando acompanhava, para a cadeia televisiva Dinraat, confrontos entre apoiantes dos partidos Indigenous People’s Front of Tripura (IPFT) e Ganamukti Parishad.

De acordo com a FIJ, o jornalista foi encontrado com ferimentos na cabeça e transportado ao hospital mais próximo, mas não resistiu à gravidade dos danos sofridos.

A FIJ relembra que “este é o quarto assassínio de um jornalista na Índia em 2017. Desde 2015 registaram-se 16 mortes entre jornalistas no país, algo que eleva para 106 o total verificado desde 1990”.

Partilhe