Inscrições abertas para formação promovida pelo SJ e Fundação Luca de Tena sobre Combate à Desinformação

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e a Fundação Luca de Tena, com o apoio da Google News Initiative, promove a Formação “Eleições especiais 2024: Descubra novas formas de desinformação”, a realizar-se no próximo dia 19 de fevereiro, segunda-feira, das 10h30 às 13h30, na sede do SJ, em Lisboa. A inscrição, gratuita e exclusiva a sócios, pode ser feita aqui.

São objetivos principais fazer conhecer as novas ferramentas de verificação de material informativo, monitoração do diálogo mediático e realização jornalística dos fluxos comunicacionais em ambientes digitais. A jornalista Yael Berman será a responsável pela formação.

Através de exemplos práticos e inovações como a Inteligência Artificial, serão exibidas ferramentas de verificação de dados, pesquisa avançada de informação, verificação de fotos e vídeos, verificação e escuta ativa de redes sociais, utilização de ferramentas de geolocalização e cobertura eleitoral. O limite de inscritos é de 50 jornalistas.

Após este dia em que a formação decorrerá de forma presencial, haverá iniciativa semelhante, mas feita digitalmente, em data a anunciar.

Partilhe