Ilibado autor do livro de caricaturas “A Vida de Jesus”

O Tribunal de Recurso de Atenas ilibou a 13 de Abril o caricaturista Gerhard Haderer – autor do livro de cartoons “A Vida de Jesus” e condenado a seis meses de prisão com pena suspensa – e ordenou que os exemplares apreendidos fossem devolvidos à editora, a Oxy Publishing.

Gerhard Haderer, o seu editor e quatro livreiros começaram a ser julgados sob a acusação de blasfémia em Dezembro de 2003, tendo o caricaturista ouvido o veredicto no dia 18 de Janeiro de 2005, data em que os outros réus foram ilibados. Decidiu então apelar, conseguindo agora mudar a sentença.

“A Vida de Jesus” é um livro de humor que, embora tenha sido publicado em vários países sem suscitar controvérsia, desagradou na Grécia, onde o tribunal considerou que a obra apresentava uma descrição de Jesus que o ridicularizava e difamava.

A decisão agora tomada pelo Tribunal de Recurso de Atenas foi saudada pelo Comité de Liberdade de Publicação da Associação Internacional de Editores e pelo Comité de Escritores na Prisão do PEN Internacional.

Partilhe