I Grande Guerra com exposição no Museu da Imprensa em Évora

“Guerra, censura e humor” é o título de uma mostra que estará no Palácio de D. Manuel a partir desta quinta-feira.

Há perto de uma centena de registos relativos à I Guerra Mundial que, sob o título “Guerra, censura e humor”, vão estar em exposição a partir desta quinta-feira e até 12 de maio no Palácio de D. Manuel em Évora.

Promovida pela Câmara Municipal eborense, a exposição do Museu Nacional da Imprensa evoca o centenário do conflito mundial, integrando “jornais, revistas, livros, correspondência censurada e desenhos humorísticos da imprensa portuguesa e estrangeira”, segundo refere a organização.

“Em várias publicações é possível verem-se os espaços em branco, resultante da ação dos censores. A comissão de censura tinha ordens para não substituir o texto censurado, por isso, algumas páginas apresentam mais espaço em branco do que impresso”, acrescenta a entidade organizadora.

Luiz Humberto Marcos é o comissário da exposição que, “no campo do humor”, engloba “trabalhos de Leal da Câmara e os 40 desenhos do artista holandês Raemaekers (1869-1956), famoso pelos seus cartoons políticos antigermânicos”.

Partilhe