Fotobiografia de Helena Vaz da Silva

Uma fotobiografia da jornalista e ex-presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Helena Vaz da Silva, foi apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 16. O lançamento da obra, da autoria de Alberto Vaz da Silva e Fernando Dacosta, contou com a presença do Presidente da República e dos autores, além do actual presidente do CNC, Guilherme d’Oliveira Martins

A obra tem a chancela da Editorial Notícias e integra uma colecção iniciada por Fernando Dacosta com a fotobiografia de António de Oliveira Salazar.

Natural de Luanda, Fernando Dacosta recebeu já o Grande Prémio de Literatura do Círculo de Leitores pelo romance “O Viúvo” e o Grande Prémio de Teatro RTP pela peça “Um Jipe em Segunda Mão”.

O livro que agora chega às bancas resultou de uma parceria com Alberto Vaz da Silva, advogado, co-fundador da revista “O Tempo e o Modo” e colaborador num conjunto de outras publicações em que Helena Vaz da Silva, com quem era casado, também participou.

A obra traça o percurso pessoal e profissional de Helena Vaz da Silva, desde a edição da revista “O Tempo e o Modo” à nomeação como presidente da Comissão Nacional da UNESCO, no contexto sócio-cultural português.

Helena Vaz da Silva – “mulher de invulgar capacidade de afirmação cívica e humana”, nas palavras de Mário Assis Ferreira, da Editorial Notícias – faleceu em Lisboa, a 12 de Agosto de 2002, aos 63 anos, vítima de doença prolongada.

Partilhe