FIJ reforça coligação para a defesa da liberdade de imprensa no Canadá

Face às violações verificadas no último ano e meio, a Federação Internacional dos Jornalistas juntou-se à carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, Justin Trudeau, no sentido de que sejam tomadas medidas. Também a proteção das fontes merece a preocupação dos signatários do documento.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) apoia os apelos dirigidos ao primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, no sentido de que seja defendida e reforçada a liberdade de imprensa no país, na sequência de várias violações registadas nesse campo nos últimos 18 meses.

Deste modo, segundo revela a própria organização, a FIJ juntou-se a uma coligação de organizações dos direitos dos media como subscritora de uma carta aberta, dirigida a Trudeau, na qual o dirigente governamental é instado a tomar medidas para a defesa e reforço da liberdade de imprensa no Canadá.

A carta surge após a indicação de que, no passado mês de novembro, vários jornalistas estiveram sob vigilância policial no Quebeque com o intuito de que fossem descobertas as suas fontes. Além disso, Ben Makuch, jornalista da Vice Media (Toronto), enfrenta a ameaça da prisão por proteger as fontes.

Entre os temas abordados no documento está a solicitação de que o Executivo apoie o Journalistic Sources Protection Act, após o apoio recebido por esta lei por parte da generalidade das entidades representativas dos jornalistas no país.

Os signatários reivindicam que sejam adotadas medidas legais para “proteção dos jornalistas, de modo a que estes não sejam alvos de procedimento criminal por protegerem a identidade das fontes”. Ao mesmo tempo é pedido que se torne mais difícil “às forças policiais a obtenção de um mandado de busca, uma autorização do tribunal para recolha de informação ou a permissão de intercetar comunicações realizadas por um jornalista”.

“Gostámos do comunicado emitido pelo primeiro-minsitro no passado dia 3, em pleno Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no qual se evidenciava o papel vital dos jornalistas numa sociedade democrática. Com esta carta estamos a convidá-lo a agir para que o Journalistic Sources Protection Act seja aprovado e o Canadá assuma a responsabilidade de estar à altura dos níveis internacionais de proteção às fontes jornalísticas e da liberdade de imprensa”, defendeu Philippe Leruth, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas.

Partilhe