FIJ apoia jornalista contra a Comissão Europeia

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) anunciou a 9 de Junho que irá juntar-se ao jornalista Hans Martin Tillack numa acção contra a Comissão Europeia na Primeira Instância do Tribunal Europeu de Justiça.

Para o secretário-geral da FIJ, Aidan White, a campanha da Comissão Europeia contra o jornalista alemão “tem sido injusta” e “a forma como ela foi levada a cabo é cobarde e despeitada”, representando uma “ameaça evidente para todos os jornalistas”.

A FIJ pede ainda que seja anulada a transmissão para as autoridades belgas da queixa da unidade europeia anti-corrupção OLAF, que acusa Hans-Martin Tillack, repórter da revista “Stern”, de ter subornado um funcionário comunitário em 2002.

Na sequência desse caso, a polícia belga deteve o jornalista e fez uma rusga ao seu escritório em Março deste ano, confiscando para análise cerca de 17 caixas de papéis, arquivos, blocos de notas e telemóveis.

“O material de toda uma carreira jornalística foi revistado pela polícia num caso em que as acusações contra o repórter continuam secretas”, comentou Aidan White, considerando esta acção como “uma violação clara do direito à confidencialidade profissional do jornalista”.

A FIJ e o jornalista pretendem impedir que o OLAF possa ter acesso às informações resultantes da análise deste material por parte da polícia belga, pois têm fortes suspeitas de que esta unidade da Comissão Europeia não é independente.

“Altos funcionários do OLAF e da Comissão estão irritados porque Hans-Martin Tillack escreveu matérias altamente embaraçosas sobre práticas erradas no seio dessas instituições”, diz Aidan White, para quem as acusações que pendem sobre o jornalista não passam de uma “campanha injustificada de silenciamento”.

Recorde-se que o repórter da “Stern” foi o responsável pela denúncia do escândalo da Eurostat, empresa de estatística da União Europeia, que envolvia a canalização de milhões de euros para contas de banco secretas pertencentes a altos funcionários comunitários.

Segundo a FIJ, o caso de Hans-Martin Tillack é “determinante para a evolução da legislação de protecção das fontes jornalísticas na Bélgica, que está actualmente a ser alvo de revisão” e que deverá entrar em vigor em Setembro, dado que o Senado impôs o prazo de 12 de Julho para que fossem entregues as últimas alterações.

Partilhe