FEJ/FIJ lança campanha de solidariedade internacional com jornalistas portugueses

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ/FIJ) lançou hoje, 18 de Outubro, uma campanha de solidariedade internacional para com os jornalistas portugueses e o seu Sindicato, especialmente por ocasião das greves na Lusa e no “Público” e contra a degradação das condições em inúmeras redacções.

Na campanha, a FEJ, que é a estrutura europeia da Federação Internacional de Jornalistas, na qual o Sindicato dos Jornalistas está filiado, destaca a ofensiva do Governo contra a RTP e a Agência Lusa, o processo de despedimento colectivo em curso no “Público” e despedimentos em vista na Impresa, no “Sol” e na Cofina.
A Federação destaca o papel do SJ nestas lutas e chama a atenção para as reuniões que o Sindicato promove em Lisboa e no Porto no próximo dia 27.
Anteontem, 16, a FIJ e a FEJ publicaram uma posição de apoio à luta contra a privatização da RTP e o desmantelamento dos serviços públicos de rádio e de televisão e contra a redução das dotações orçamentais da RTP e da Lusa.
Entretanto, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública e a Federação Nacional da Educação enviaram ao SJ saudações de apoio às lutas dos jornalistas e dos trabalhadores da Lusa (anexos a esta notícia).

Partilhe