FEJ apoia jornalistas dinamarqueses acusados de divulgar informações secretas

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) enviou uma carta de protesto ao governo dinamarquês devido ao processo instaurado contra os jornalistas Jesper Larsen e Michael Bjerre, do diário “Berlingske Tidende”, por estes terem tornado públicas informações secretas sobre a existência de armas de destruição maciça (ADM) no Iraque.

De acordo com os relatórios confidenciais, a que os jornalistas tiveram acesso através de um funcionário dos serviços secretos – que também está indiciado –, não havia “nenhuma informação credível” sobre a existência de ADM no Iraque antes da intervenção militar anglo-americana.

Tendo a existência de ADM sido o principal argumento para justificar a invasão, e estando neste momento tropas dinamarquesas estacionadas no Iraque, a FEJ considera que o interesse público da informação é evidente, pelo que solicitou ao primeiro-ministro que tome todas as medidas necessárias para evitar o processo aos dois jornalistas.

A organização de jornalistas europeus avisou ainda que, caso a Dinamarca avance com o processo, poderá levar o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, por desrespeito do Artigo 10º sobre liberdade de expressão, informação e imprensa.

Partilhe