Federação Europeia de Jornalistas esteve no Diário de Notícias

Comité executivo ouviu direção e redação sobre as mudanças em curso num dos mais antigos jornais portugueses.

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) está em Lisboa para realizar uma assembleia anual e o comité executivo esteve hoje no Diário de Notícias para ouvir os jornalistas sobre as mudanças em curso no setor.
Os nove elementos que compõem o comité executivo da FEJ e o secretariado da Federação têm por hábito preparar a assembleia anual um dia antes e incluir nessa antecipação uma visita a uma redação.
O Sindicato dos Jornalistas, como anfitrião do encontro internacional que tem lugar quarta-feira, dia 6, sugeriu aos membros da FEJ que se deslocassem ao Diário de Notícias, por ser o mais antigo jornal português em circulação nacional (o Açoriano Oriental é mais antigo, mas tem um âmbito regional), ter recentemente deixado a sua sede histórica no centro da cidade e integrado um edifício novo, em conjunto com todos os outros meios do grupo a que pertence, a Global Media, e, sobretudo, por ter optado por ter apenas uma edição semanal em papel e continuar como diário apenas online.
Os representantes da FEJ conversaram com a direção e a redação do Diário de Notícias, fazendo perguntas sobre as condições laborais dos jornalistas e a transformação em curso.
A assembleia anual da maior organização de jornalistas da Europa tem como lema “A nossa precariedade é a vossa desinformação”. Durante todo o dia 6, uma centena de representantes de sindicatos e associações profissionais de toda a Europa estarão reunidos, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, para debater o estado do jornalismo.
O Sindicato dos Jornalistas é proponente de três moções: uma sobre precariedade, outra sobre violência contra jornalistas e uma terceira sobre desigualdades de género no jornalismo.
Os delegados serão depois recebidos com uma visita guiada e um jantar na Câmara Municipal de Lisboa, que apoia o evento, em conjunto com o CIUL e a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural).

Partilhe