Federação Europeia de Jornalistas em Lisboa para três encontros

Assembleia anual da maior organização de jornalistas da Europa tem como lema “A nossa precariedade é a vossa desinformação”.

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) elegeu Lisboa para acolher três importantes encontros, nos dias 4, 5 e 6 de junho, que têm como co-organizador e anfitrião o Sindicato dos Jornalistas.

Numa semana marcada por outros relevantes encontros sobre o setor da comunicação social, a FEJ organiza em Lisboa a sua assembleia anual, sob o lema “A nossa precariedade é a vossa desinformação”.

Durante todo o dia 6, uma centena de representantes de sindicatos e associações profissionais de toda a Europa estarão reunidos, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), para debater o estado do jornalismo.

O Sindicato dos Jornalistas é proponente de três moções: uma sobre precariedade, outra sobre violência contra jornalistas e uma terceira sobre desigualdades de género no jornalismo.

Os delegados serão depois recebidos com uma visita guiada e um jantar na Câmara Municipal de Lisboa, que apoia o evento, em conjunto com o CIUL e a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural).

Nos dois dias que antecedem a reunião magna, a FEJ organiza dois grupos de trabalho, um sobre o futuro dos sindicatos, sobretudo centrado na adesão dos mais jovens, e outro sobre os desafios para o jornalismo colocados pelos robôs e pelos automatismos.

Na segunda-feira, dia 4, decorrerá, igualmente no CIUL, o encontro “Sindicatos: renovação, organização e estratégias”, que se prolongará até ao final da manhã de dia 5 (programa em anexo).

Neste encontro, participam, entre outros, os presidentes da FEJ e do SJ, Mogens Blicher Bjerregård e Sofia Branco, respetivamente, bem como representantes de sindicatos e associações profissionais de vários países europeus.

Na terça-feira, dia 5, será a altura de debater os receios e os desafios dos robôs para o jornalismo, desta vez no Centro de Estudos Sociais (programa em anexo).

Os jornalistas Zulfikar Abbany (Deutsche Welle), James Ball (The Guardian) e Nicolas Becquet (L’Echo), o diretor executivo da AlgorithmWatch, Matthias Spielkamp, e Atte Jääskeläinen, do Reuters Institute, são alguns dos oradores convidados, onde se inclui também o professor universitário e jornalista português Fernando Zamith.

A FEJ é a maior organização de jornalistas da Europa, representando 320 mil profissionais em 44 países da Europa. Das 70 organizações filiadas, o Sindicato dos Jornalistas é o único representante de Portugal.

Partilhe