Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa alarga-se a Macau

A Associação de Imprensa Portuguesa e Inglesa de Macau (AIPIM), a Associação Campineira de Imprensa (ACI)), a Associação Paulista de Jornalistas (APJORN) e a Associação de Profissionais de Comunicação/Bauru (APROCOM) são os novos membros da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP).

A adesão formal ocorreu na Assembleia Geral da FJLP, realizada na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China no dia 9 de Dezembro.

Nesta que foi a segunda reunião magna da FJLP – entidade criada em Lisboa, em Dezembro de 2009, por organizações de jornalistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe – foi feito o balanço da actividade desenvolvida no último ano, aprovado o plano de actividade para 2012 e definidas estratégias para a consolidação e desenvolvimento da Federação.

A Assembleia decidiu lançar, em 2012, o Prémio Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa da FJLP, desenvolver esforços no domínio da formação dos jornalistas – avançando designadamente com a realização de cursos para formadores –, e criar um sítio na Internet para a divulgação da Federação e promoção do intercâmbio de ideias e experiências das diferentes organizações que a integram.

Analisada a situação que enfrentam os jornalistas nos diferentes países membro, foram aprovadas moções de solidariedade com os jornalistas portugueses – alvo de um preocupante ataque do Governo e patronato a pretexto da crise económico-financeira do país (ver notícia acima) – , bem como com os jornalistas da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe e com jornalistas de Angola, igualmente a braços com a prepotência das autoridades dos respectivos países.

A Assembleia decidiu ainda que a próxima reunião magna da FJLP se relizará em Moçambique, de 4 a 8 de Dezembro de 2012, altura em que terá igualmente lugar o Congresso Internacional de Língua Portuguesa.

Durante a sua estada em Macau, os delegados à Assembleia da FJLP participaram igualmente, como convidados, no 1.º Congresso de Jornalistas de Macau, promovido pela AIPIM, em que a regulação da profissão esteve no centro dos debates.

Nas reuniões, o Sindicato dos Jornalistas portugueses foi representado por Anabela Fino, secretária da Direcção e responsável pelas relações internacionais.

Carregue aqui para ver fotos