Exército turco prendeu dois jornalistas portugueses

A detenção dos jornalistas José Manuel Rosendo, da RDP, e Alfredo Leite, do “Jornal de Notícias”, no Curdistão Turco, levou o Sindicato dos Jornalistas (SJ) a reiterar a exigência ao Governo para que interceda junto das forças da coligação, para garantir a segurança dos jornalistas no teatro de guerra.

Este é o segundo caso de detenções ilegítimas de jornalistas portugueses por forças da coligação ou suas apoiantes em apenas três dias, lembra, em comunicado, o SJ.

O SJ e a FIJ estão a acompanhar a situação e desencadearam todos os mecanismos ao seu alcance para conseguirem a libertação dos jornalistas presos pelo exército turco.

É o seguinte o texto integral do comunicado do Sindicato dos Jornalistas:

DOIS JORNALISTAS PRESOS NO CURDISTÃO TURCO

“Os jornalistas José Manuel Rosendo, da RDP, e Alfredo Leite, do “Jornal de Notícias”, foram detidos ao fim da manhã de hoje, 28 de Março, em Cizre, no Curdistão Turco, por forças militares turcas.

“O Sindicato dos Jornalistas (SJ) e a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) já desencadearam todos os mecanismos ao seu alcance para avaliarem melhor a situação dos dois jornalistas e intercederem no sentido da sua imediata libertação.

“No espaço de três dias, este é o segundo caso de detenção ilegítima de jornalistas portugueses pelas forças da coligação anglo-americana e seus apoiantes.

“O SJ reitera a exigência de o Governo português interceder junto do comando das forças da coligação no sentido de ser garantida a segurança de todos os profissionais da comunicação social destacados para a cobertura da guerra no Iraque.

“O SJ e a FIJ vão pedir explicações à Turquia e exigir um inquérito rigoroso sobre mais este grave atentado à integridade física dos jornalistas e à liberdade de informação.”

Partilhe