Espólio do Museu da Rádio “desalojado” pela RTP

Os cerca de cinco mil objectos do acervo do Museu da Rádio foram retirados das instalações na Rua do Quelhas, em Lisboa, porque a RTP decidiu vender o edifício e estão agora, maioritariamente, no parque de estacionamento da Rádio e Televisão de Portugal.

O espólio foi transferido do edifício onde funcionou a Emissora Nacional para as instalações da RTP, segundo a qual os artigos vão integrar, futuramente, uma colecção visitável de rádio e televisão.

A colecção do Museu da Rádio – que estava fechado ao público há um ano – inclui discos em baquelite, microfones, máquinas de gravação, gira-discos, rádios, equipamento de emissão radiofónica, instrumentos pertencentes à Orquestra Sinfónica Portuguesa e alguns dos estúdios da antiga Emissora Nacional.

Os fonogramas e discos foram depositados no arquivo histórico sonoro da RDP e os documentos no arquivo documental da mesma empresa, estando alguns instrumentos no Museu da Música, em Lisboa.

Com um projecto que remonta à década de 60, o Museu da Rádio foi inaugurado em 1992 e visa dar testemunho da evolução da transmissão radiofónica em Portugal.

Em 2006 a administração da RTP, entretanto substituída, anunciou a criação de um novo museu da rádio e televisão, que utilizaria tecnologia multimédia para recriar os ambientes destes meios de comunicação ao longo dos tempos.

Partilhe