“Em Nome do Ouvinte” com novo figurino

O programa “Em Nome do Ouvinte”, agora sob a responsabilidade de Adelino Gomes, o novo Provedor do Ouvinte da RDP, inicia a 29 de Agosto uma série de quatro emissões dedicadas às opiniões de 21 antigos profissionais da rádio sobre a estação pública.

Em declarações à Lusa, Adelino Gomes explicou que se trata de “uma inovação”, já que decidiu, numa primeira fase, não responder a perguntas como habitualmente, mas fazer uma espécie de viagem pela rádio do passado com personalidades bem conhecidas” do sector.

Entre os convidados contam-se nomes como Artur Agostinho, Emídio Rangel, Joaquim Furtado, Joaquim Letria, João David Nunes, António Pedro ou Cândido Mota – todos com “idades entre os 37 e os 91 anos” – que “marcaram [a história deste meio] mas que já não fazem rádio”, disse o Provedor.

Um dos quatro primeiros programas “será dedicado aos chamados ‘retornados’ de Angola, Moçambique e S.Tomé e à memória que têm da rádio que se fazia lá e de como vêem o que se faz cá”, anunciou Adelino Gomes, adiantando que a partir de finais de Setembro o novo Provedor do Ouvinte regressa “ao esquema habitual já seguido pelo [anterior provedor] José Nuno Martins”, transmitindo nas várias emissoras da estação pública um programa sobre as queixas e opiniões dos ouvintes.

Nomeado em Maio passado, Adelino Gomes iniciou funções na RDP como novo Provedor do Ouvinte em finais de Junho. O cargo foi criado em 2005 e visa avaliar a programação e a informação da estação e elaborar pareceres divulgados num programa semanal obrigatório de 15 minutos.

Partilhe