El Mundo diz que recorreu a jornalista com “pseudónimo” para relatar incêndios em Portugal

Comissão da Carteira Profissional confirmou não haver registo do nome Sebastião Pereira, que escreveu para a publicação espanhola sobre os recentes acontecimentos.

A Direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) decidiu pedir informações sobre as dúvidas levantadas acerca do suposto jornalista Sebastião Pereira, que publicou vários trabalhos sobre os recentes incêndios em Portugal no diário El Mundo.

O SJ questionou diretamente a publicação espanhola e Silvia Román, responsável pela secção de Internacional, que afirmou: “Nada fizemos de errado, recorremos a um jornalista que utiliza pseudónimo e que já conhecemos bem.”

Rejeitando dizer há quanto tempo conhecem o referido jornalista, Román aproveitou o facto de estar a ser contactada pelo SJ para se dirigir a todos os jornalistas portugueses: “Parem de me atacar no Twitter! Parem de me enviar emails! Parem de tentar telefonar-me! Em 22 anos nesta secção nunca me aconteceu algo assim, nem nos casos da Venezuela ou da Turquia!”

Entretanto, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) confirmou, através de e-mail enviado ao SJ, que “não há qualquer registo de documento profissional” com o nome de Sebastião Pereira.

O SJ contactou também os sindicatos espanhóis, informando-os sobre o caso e pedindo cooperação para o esclarecer.

As dúvidas acerca do alegado jornalista surgiram primeiro em blogues, tendo depois sido noticiadas em alguns meios de comunicação social.

Partilhe