Diário búlgaro multado

O jornal búlgaro “Trud” foi multado em 2500 euros por alegadamente ter publicado informação não confirmada em dois artigos sobre um antigo ministro do Interior, Nikolai Todorov, que processou dois jornalistas da publicação.

O diário, com sede em Sófia, difundiu os dois artigos em 1996 e, três anos depois, Nikolai Todorov avançou para tribunal com um pedido de compensação por danos que visava a jornalista Svetlana Yordanova e o redactor-chefe Tosho Toshev.

Os dois e a própria “Media Holding”, que edita o jornal, foram multados no início de Setembro pelo Tribunal de Recurso de Sófia, a mesma instância que, no decorrer do processo, em 2000-2001, considerara os artigos fruto de um “meticuloso trabalho de investigação jornalística”, opinião então partilhada pelo Tribunal de Sófia.

Agora, o Supremo Tribunal voltou a levar o assunto ao Tribunal de Recurso de Sófia que, mudando de veredicto, considerou os jornalistas culpados por publicarem “informação não confirmada”.

Perante esta situação, a Organização de Média do Sudeste da Europa (SEEMO) dirigiu uma carta aberta ao primeiro-ministro búlgaro, Simão de Saxónia-Coburgo, alertando que a decisão do tribunal representa “uma clara ameaça à liberdade de expressão na Bulgária”.

Partilhe