Curso sobre jornalismo e justiça começa no dia 2

A sessão de abertura do curso «A Justiça e o Jornalismo Judiciário» terá lugar na terça-feira, 2 de Abril, às 18, na Universidade Católica e contará com intervenções do director da Faculdade de Direito da UCP, Germano Marques da Silva, do juiz Rui Rangel, coordenador científico do curso e do presidente da direcção do SJ, Alfredo Maia. Um segundo curso dedicado à mesma temática terá lugar ainda este ano.

O curso «A Justiça e o Jornalismo Judiciário» tem por objectivo contribuir para uma melhor compreensão mútua dos universos da Justiça e da Comunicação, cujo relacionamento tem sido pautado por conflitos que não são fáceis de resolver e que não resolvem os desígnios de uma sociedade mais plural, mais verdadeira e justa.

As duas instituições possuem lógicas de funcionamento opostas, uma vez que o Jornalismo actua em ciclos temporais mais curtos, enquanto a Justiça precisa de tempo para amadurecer e desenvolver a sua acção. Assim, a mesma lógica de servir o cidadão leva o jornalista a romper as restrições no acesso à informação e a Justiça a praticar o secretismo. O trilhar desse caminho não ajuda a dignificar a Justiça e o Jornalismo.

A organização do curso partiu de uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Jornalistas, do Movimento Justiça e Democracia, da Universidade Católica Portuguesa e do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor).

Na sessão de abertura, intervirão o director da Faculdade de Direito da UCP, Prof. Dr. Germamo Marques da Silva, o representante do Movimento Justiça e Democracia e coordenador científico do curso, juiz Rui Rangel e o presidente da direcção do SJ, Alfredo Maia.

A sessão terá lugar na terça-feira, 2 de Abril, às 18, na sala 511 da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (edifício Castanho, Piso 1), da Universidade Católica Portuguesa – Campus da Palma de Cima, Lisboa.

O curso «A Justiça e o Jornalismo Judiciário» contará com 40 participantes, tendo o número de inscritos superado as vagas existentes. Uma segunda edição do curso terá, por isso, lugar, ainda este ano.

Esclarecimentos complementares podem ser obtidos junto da UCP, através de D. Graça Matos, pelos telefones 217214170 e 217214176.

Partilhe