Cresce movimento em defesa dos serviços públicos de rádio e de televisão

O amplo movimento de cidadãos “Em Defesa do Serviço Público de Rádio e de Televisão” colocou em linha, hoje, 4 de Setembro, o seu sítio na Internet, declarando-o “um espaço de afirmação democrática e de cidadania à volta de um instrumento fundamental da nossa soberania e da nossa identidade: a RTP.”.

Com o sítio, o Movimento, que tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas (SJ), propõe-se disponibilizar ao público um conjunto de documentos, nacionais e estrangeiros, sobre os Serviços Públicos de Rádio e de Televisão, bem como textos diversos e tomadas de posição que contribuam para a defesa desses serviços e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP).
Recorde-se que o movimento desenvolveu-se em torno do manifesto lançado pelo cineasta António-Pedro Vasconcelos e personalidades como o professor universitário e vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Arons de Carvalho, os jornalistas António Borga e José Mário Costa e o designer Henrique Cayatte.
O manifesto, que conta, entre os seus mais de 400 subscritores de lançamento, com os nomes dos presidentes dos órgãos sociais do SJ, de outros dirigentes e de muitos outros jornalistas, bem como do ex-Presidente da República Jorge Sampaio e de personalidades de todos os quadrantes e das mais variadas ocupações, deu entretanto origem a uma petição pública dirigida à Assembleia da República, que já conta com quatro milhares de assinaturas.
O espaço Em Defesa do Serviço Público de Rádio e de Televisão procurará constituir-se como tribuna em defesa deste importante serviço público, acolhendo as contribuições para o debate sobre a sua melhoria, garante a nota de boas-vindas.
O sítio visa também “desfazer informações demagógicas, números manipulados e dados falsos, que têm servido para tentar justificar a necessidade de desmantelar a empresa que assegura o Serviço Público de Rádio e de Televisão com os seus actuais 17 canais”.

Partilhe