Conferência de Jornalistas sobre os Média e a Europa

Realiza-se a 11 de Maio, em Lisboa, no Hotel Altis, a “Conferência Europeia de Jornalistas sobre os Média e a Construção Europeia” para debater a questão da opinião pública no projecto europeu. Participam jornalistas e peritos de quase todos os países comunitários e grande parte dos correspondentes portugueses em Bruxelas. O Sindicato dos Jornalistas está a organizar a Conferência, com o apoio da Comunidade Europeia, através da sua Representação em Portugal, contando com a adesão de muitos profissionais portugueses do Continente e das Ilhas.

A Conferência esteve inicialmente marcada para o mês de Fevereiro, mas foi adiada para Maio, por motivos de agenda do comissário António Vitorino, cuja participação é considerada importante, em virtude das suas responsabilidades na matéria. Os restantes oradores são especialistas de questões europeias nos grandes jornais dos seus países. A comissão organizadora é constituída pelos jornalistas Avelino Rodrigues, Teresa de Sousa e Francisco Sarsfield Cabral.

O primeiro debate – “opinião pública e construção europeia” – parte de um estudo de opinião, a nível europeu, apresentado pelo investigador Pedro Magalhães, da direcção do Centro de Sondagens da Universidade Católica Portuguesa, seguindo-se os comentários de Thomas Darnstaedt («Der Spiegel») de Enric Bastardes (Federación de Sindicatos de Periodistas/Espanha) ,Miguel Angel Aguillar (“El Pais”) , Nicolau Santos (politólogo e jornalista do semanário “Expresso”). Segue-se o debate com a plateia, com a moderação de Francisco Sarsfield Cabral, jornalista da “Radio Renascença”, colunista no jornal “Público” e ex-director da Representação em Portugal da Comissão Europeia.

Num segundo painel, o tema “comunicação social portuguesa e a Europa” será analisado com base num estudo do investigador português Rui Cádima, docente da Universidade Nova de Lisboa e director do Observatório da Comunicação, com comentários de Francisco Azevedo e Silva, presidente da Associação Portuguesa de Jornalistas Europeus e subdirector do “Diário de Notícias”, em partilha com Carlos Cáceres Monteiro, director da revista “Visão”. Em seguida, o jornalista António José Teixeira (“TSF”) vai moderar o debate alargado.

O terceiro e último ponto será uma mesa-redonda sobre “os média e a Europa”, com a participação dos jornalistas Andrea Freund (“Frankfurt Allgemeine Zeitung”) Björn Mansson, (“Hufvudstadsbladet”) Daniel Riot (“France 3”), Dennis Abbott (“European Voice”/”The Economist”)) e Michel Theys (“Libre Belgique”) tendo como moderador a jornalista Teresa de Sousa (“Público”).

A assistência aos trabalhos será franqueada a docentes e estudantes das escolas superiores de Comunicação Social, dentro dos limites do espaço disponível (com lugar reservado, se antecipadamente solicitado).

Partilhe