Conferência comemora 75 anos da rádio pública em Portugal

No âmbito das comemorações dos 75 anos da rádio pública, a RTP organiza a 7 de Outubro a conferência internacional “A rádio em Portugal e o futuro”, nas instalações da Universidade Lusófona, em Lisboa.

Procurando aprofundar a reflexão sobre o papel e a relevância da rádio num contexto multi-plataforma, este encontro privilegiará a abordagem à reconstrução dos modelos de produção, à inovação tecnológica e de programação, às novas exigências da convergência e aos desafios da informação e das diferentes plataformas de distribuição de conteúdos.

Os trabalhos começam pelas 9h30, com palavras do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, do presidente do Grupo Lusófona, Manuel de Almeida Damásio, do vice-presidente da RTP José Marquitos, do sociólogo José Bragança de Miranda e do presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão, José Faustino.

A conferência de abertura começará pelas 10h30 e será proferida por Gerd Leonhard, CEO da The Futures Agency, tendo como moderador o director de programas de rádio da RTP, Rui Pego.

Rui Pego que será um dos intervenientes no debate “A rádio em Portugal e o papel do serviço público”, agendado para as 11h30 e que contará ainda com Mário Figueiredo, provedor do ouvinte da RTP, a investigadora Elisabete Caramelo, da Universidade Lusófona, e José Luís Ramos Pinheiro, administrador da Rádio Renascença, cabendo a função de moderador a Elísio de Oliveira, vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Após o almoço, os trabalhos iniciam-se pelas 14h30, com o painel “O futuro da informação na rádio”, moderado por Luís Marinho, administrador da RTP, e com as presenças de Emídio Rangel e dos directores de informação João Barreiros (RTP), Graça Franco (Renascença) e Paulo Baldaia (TSF).

Por volta das 16h15 terá lugar a última mesa-redonda, subordinada ao tema “Rádio XXI”, com moderação da investigadora Nilza Sena, e com as presenças de Jorge Alexandre Lopes, director-adjunto de novos formatos de rádio da RTP, de João Paulo Meneses, jornalista da TSF, e das investigadoras Rute Sofia (Universidade Lusófona) e Paula Cordeiro (ISCSP).

As conclusões e sessão de encerramento têm início previsto para as 18 horas, com intervenções da comissão organizadora da conferência: Manuel José Damásio (Universidade Lusófona), Pedro Jorge Braumann (director do Centro de Estudos do Serviço Público da RTP) e Luís Marinho (administrador da RTP).

Partilhe