Colóquio sobre indicadores de pluralismo nos média

O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) realiza, a 29 de Setembro, no Palácio Foz, em Lisboa, um colóquio sobre indicadores de pluralismo no sector dos média, que reunirá jornalistas, representantes da indústria, das entidades reguladoras e do mundo académico.

Um dos oradores convidados é Alfredo Maia, presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), que irá participar, entre as 14h30 e 15h45, no debate “Indicadores de pluralismo – Perspectiva da sociedade civil”, a par de um representante da indústria e do moderador Alberto Arons de Carvalho, assistente da Universidade Nova de Lisboa e antigo secretário de Estado da Comunicação Social.

De acordo com o programa (provisório) o encontro inicia-se pelas 9h30, com a recepção e credenciação dos participantes, seguindo-se o discurso de abertura por Pedro Berhan da Costa, director do GMCS, e uma intervenção do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão.

Segue-se, pelas 10h15, uma apresentação breve do estudo “Indicadores de pluralismo dos média”, por Katrien Lefever, membro da equipa de peritos responsável por este projecto da Comissão Europeia – que pode ser consultado no seguinte endereço: http://ec.europa.eu/information_society/media_taskforce/pluralism/study/index_en.htm.

Pelas 11h45, haverá um debate sobre o “Pluralismo dos média em Portugal – Perspectiva dos reguladores”, com intervenções de Azeredo Lopes, presidente da ERC, e de João Espírito Santo Noronha, membro do Conselho da Autoridade da Concorrência.

Após o almoço tem lugar o já referido debate “Indicadores de pluralismo – Perspectiva da sociedade civil”, seguido, pelas 16 horas, das conclusões do encontro e do discurso de encerramento por Pedro Berhan da Costa.

Partilhe