Casa Branca censura artigo de opinião do “The New York Times”

O diário norte-americano “The New York Times” publicou hoje, 22 de Dezembro, um artigo de opinião de dois antigos funcionários governamentais que foi censurado e rasurado pelo Comité de Revisão de Publicações da CIA, após uma exigência nesse sentido da Casa Branca.

O artigo, escrito por Flynt Leverett, antigo director para os assuntos do Médio Oriente no Conselho Nacional de Segurança, e por Hillary Mann, antiga funcionária do Serviço de Estrangeiros, apareceu no jornal com partes inteiras pintadas de preto e com uma introdução dos autores, cuja tradução reproduzimos abaixo.

“Esta é a versão rasurada de um artigo de opinião que escrevemos para o Times, tal como foi censurada pelo Comité de Revisão de Publicações da CIA após a Casa Branca ter intervido no normal processo de análise de pré-publicação e ter exigido eliminações substanciais. Funcionários da agência disseram-nos que no seu entender o artigo original não incluía qualquer material classificado, mas que tiveram de ceder perante a Casa Branca.

“De facto, as parte eliminadas do artigo original não revelam qualquer material classificado. Estas passagens abordam aspectos das relações Americano-Iranianas durante o primeiro mandato da administração Bush que foram discutidas publicamente pela Secretária de Estado Condoleezza Rice; pelo ex-Secretário de Estado Colin Powell; pelo ex-Secretário de Estado Adjunto Richard Armitage; pelo ex- director de planeamento de políticas do Departamento de Estado, Richard Haass; e pelo antigo enviado especial ao Afeganistão, James Dobbins.

“Estes aspectos foram extensamente relatados nos média, e um de nós, o Sr. Leverett, escreveu sobre eles no Times e noutras publicações com a autorização explícita do comité de revisão. Fornecemos as citações que se seguem ao comité para demonstrar que todo o material a que a Casa Branca se opôs já está no domínio público. Infelizmente, para compreender grande parte do artigo de opinião, os leitores terão de ir ler as citações por si mesmos.

“As decisões da CIA e da Casa Branca surpreenderam-nos. Desde que deixou de exercer funções no governo há três anos e meio, o Sr. Leverett apresentou mais de 20 artigos ao serviço de análise de pré-publicação da CIA e o Comité de Revisão de Publicações nunca mudou uma palavra ou solicitou autorização à Casa Branca para permitir estes artigos.

“Mais ainda, juntos passámos 20 anos a servir o nosso país como funcionários públicos civis na segurança nacional, tanto em administrações republicanas como democratas. Sabemos em primeira mão da importância de proteger informação sensível. Mas também sabemos o quão importante é partilhar o conhecimento. Na entrada do quartel-general da CIA estão inscritas as palavras do Evangelho de João : “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

“A segurança nacional deve estar acima da política. Numa democracia, a transparência no governo tem de ser honrada e protegida. Classificar informação por razões que não tenham a ver com a segurança dos Estados Unidos e os seus interesses é uma violação destes princípios. É por este motivo que vamos continuar a pugnar para que o artigo seja publicado sem partes rasuradas.”

Partilhe