Candidaturas para fundo de Jornalismo de investigação até 3 de maio

A ideia é financiar projetos de jornalismo de investigação com equipas de pelo menos dois países da União Europeia. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa será o prazo-limite para as candidaturas.

Com o objetivo de financiar projetos de jornalismo de investigação com equipas de pelo menos dois países da União Europeia, o International Press Institute (IPI) e o European Centre for Press and Media Freedom (ECPMF) criaram um fundo ao qual podem ser dirigidas candidaturas até 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e com um montante global de 450 mil euros.

Segundo a organização, a ideia é “promover a colaboração entre jornalistas e redações da União Europeia em relação a temas que sejam do interesse público e cruzem fronteiras. O fundo pretende apoiar investigações que reflitam o papel de vigilância que compete aos media, bem como a sua função de chamar às responsabilidades aqueles que estão no poder em função das suas ações e obrigações. Neste sentido, o fundo vai contribuir para a sustentabilidade da democracia e do Estado de Direito na União”.

Cada projeto pode candidatar-se a uma verba máxima de 50 mil euros, devendo apresentar novidades sobre os temas propostos. Também são aceites candidaturas que visem completar um projeto de investigação já em curso e a organização deixa um estímulo especial para candidatos com origem fora das grandes cidades europeias e de países onde “o jornalismo de investigação seja um risco”.

O fundo irá financiar projetos de imprensa, rádio, televisão, online, documentários ou multiplataformas desde que tenham como meta a divulgação até 31 de dezembro deste ano. Acordos com as equipas vencedoras devem estar concluídos até 15 de junho.

Mais informações podem ser consultadas em https://ipi.media/new-fund-to-support-eu-investigative-journalism-launched/ ou em http://www.ij4eu.net/.

Partilhe