Candidaturas para a Summer CEmp até dia 16

Serão “três dias de formação intensiva e prática sobre a União Europeia para 40 jovens universitários portugueses até aos 30 anos”. Organização é da representação da Comissão Europeia em Portugal, apoiada pela câmara de Idanha-a-Nova e pela rede de Aldeias Históricas do país.

Numa iniciativa da representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal, com apoio da câmara de Idanha-a-Nova e da rede de Aldeias Históricas do país, decorrem, por via de preenchimento de formulário online até às 23h59 do próximo dia 1 – embora o prazo de fecho possa ser antecipado, caso sejam recebidas mais de 200 candidaturas antes da data-limite -, as candidaturas à edição inaugural da Summer CEmp.

Segundo a organização, trata-se de uma participação gratuita, destinada a 40 jovens universitários até aos 30 anos, cuja seleção será feita com base em critérios de “perfil, motivação e diversidade”, para “três dias”, entre 29 de agosto e 1 de setembro, “de formação intensiva e prática sobre a União Europeia e os possíveis caminhos de futuro” numa “interação direta com protagonistas da atualidade política e mediática nacional e europeia”.

Haverá “20 oradores”, entre os quais “políticos, jornalistas, empreendedores, académicos, desportistas e artistas”, além de inúmeras “atividades práticas”.

A representação da CE em Portugal defende que o diálogo informal vai realizar-se “no contexto da aldeia mais portuguesa de Portugal (Monsanto) e é uma das iniciativas para responder ao repto do presidente, Jean-Claude Juncker, de debater o futuro da Europa com os cidadãos”, numa altura em que “lançou o Livro Branco sobre o Futuro da Europa”.

Nesta primeira edição, a organização vai dar prioridade a “finalistas de licenciaturas ou estudantes de mestrado em Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Europeus, Jornalismo e Comunicação Social”.

Mais pormenores podem ser vistos aqui.

Partilhe