Câmara de Almeirim quer premiar publicidade paga

O presidente da Câmara de Almeirim, José Sousa Gomes, pretende criar um prémio para jornalistas que escrevam um texto sobre o concelho, para depois o publicar sob a forma de publicidade paga. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera a ideia inaceitável.

A ideia do autarca do PS consiste em convidar os jornalistas da região para um passeio, no qual estes poderão ver algumas obras em curso, outras que vão ser lançadas e outras que estão pensadas.

Após o passeio, os jornalistas escreveriam meia página de publicidade, paga pela câmara, no próprio jornal e a melhor dessas meias páginas seria escolhida por um júri composto pelo presidente da Câmara e pelos presidentes das juntas de freguesia de Almeirim, Fazendas e Raposa e premiada com 250 euros.

“É uma proposta desonesta, de violação das mais elementares regras da independência da imprensa face ao poder político”, afirma o presidente da direcção do SJ, Alfredo Maia, criticando o facto de o prémio propor a elaboração de publicidade redigida, algo que o jornalista não pode fazer nos termos da lei e que, além disso, atenta contra “a dignidade e independência dos jornalistas”.

O SJ vai enviar um protesto formal contra esta ofensa e apelar ao recuo do autarca, exigindo um pedido de desculpas formal aos órgãos de informação aos quais dirigiu o pretenso convite.

Partilhe