BBC Mundo encerra parte dos programas

A cadeia de rádio e televisão britânica encerrou a 23 de Dezembro três departamentos do serviço internacional BBC Mundo, o que representa o fim de dez das suas transmissões em línguas estrangeiras e a eliminação de 246 postos de trabalho.

A medida já havia sido anunciada em Outubro passado, altura em que o director do Serviço Mundial, Nigel Chapman, fez saber que a cadeia deixaria de transmitir em búlgaro, croata, checo, grego, húngaro, cazaque, polaco, eslovaco, esloveno e tailandês.

Acrescentou que as referidas transmissões deixaram de fazer sentido, na medida em que os objectivos que levaram à sua criação durante a Guerra Fria foram ultrapassados com as mudanças registadas nos últimos anos na Europa e a integração da maioria dos países em causa na União Europeia.

Nigel Chapman afirmou ainda que a nova estratégia da BBC passa por uma transmissão em árabe para competir com a Al Jazzeera e Al Arabiya, que deverá começar em 2007, bem como um aumento dos serviços de multimédia em castelhano e persa.

Os cortes que a BBC está a levar a cabo inserem-se numa campanha de redução de custos anunciada há um ano e que deverá saldar-se pela eliminação de cerca de 3.000 postos de trabalho e uma redução de custos na ordem dos 12 milhões de dólares, ou seja, cerca de 10 por cento do orçamento anual da empresa.

Partilhe