Atribuições e finalidades

Entidade de referência da formação profissional em Jornalismo, o Cenjor desenvolve, desde 1987, uma actividade complementar ao ensino académico mediante cursos de forte componente prática. Na sua estrutura orgânica, o Sindicato dos Jornalistas participa com três representantes.

O Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas foi criado pela Portaria n.º 667/86, de 7 de Novembro, e de um protocolo anexo que reúne o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto da Comunicação Social (ICS), o Sindicato dos Jornalistas (SJ), a Associação da Imprensa Diária (AID) e a Associação Portuguesa de Imprensa (AIND).

O Cenjor é uma entidade de direito público e autónoma, mas sujeita ao regime de administração do Estado. O financiamento da sua actividade é assegurado pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu.

Tem como atribuições promover actividades de educação e de formação profissional destinadas prioritariamente a jornalistas e a outros trabalhadores de empresas jornalísticas. Também presta formação a candidatos e a estagiários, desenvolvendo uma actividade complementar ao ensino académico através de cursos de forte componente prática.

A qualidade da sua acção formativa, iniciada em 1987, conferiu-lhe o estatuto de entidade de referência da formação profissional em Jornalismo. Actualmente, em quase todas as Redacções do país trabalham jornalistas que receberam formação no Cenjor.

Fundamental para a qualidade da intervenção do Cenjor tem sido o seu corpo de formadores, composto por jornalistas e outros profissionais com grande experiência e elevada qualificação.

As acções formativas do Cenjor dividem-se em cursos de vários tipos e seminários, com durações que variam entre as 30 e as 800 horas. Abrangem anualmente, em média, cerca de 1.500 formandos e 14.000 horas de formação.

Além de contribuir para a melhoria da qualidade da Informação difundida pelos meios de comunicação social portugueses, o Cenjor participa na cooperação com os PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e com Timor Leste, dando o seu contributo para a formação de jornalistas daqueles países.

O Cenjor foi, entre 1997 e 2000, membro da direcção executiva da Associação Europeia de Formação em Jornalismo, da qual o seu director, jornalista Fernando Cascais, foi presidente no biénio 1999-2000. Esta associação reúne cerca de 60 universidades, institutos superiores e centros de formação de toda a Europa. O Cenjor é também membro da Rede de Centros Mediterrânicos de Formação Multimédia, com sede em Marselha.

O SJ participa na estrutura orgânica do Cenjor, com representantes nomeados por três anos e que actualmente são: Francisco Sarsfield Cabral, no Conselho de Administração; Avelino Rodrigues, no Conselho Técnico-pedagógico; Fernando Valdez, na Comissão de Fiscalização e Verificação de Contas.

Partilhe