António Mateus publica “Mandela – A construção de um Homem”

Narrar a vida de Nelson Mandela através de uma série de reportagens que dão a conhecer o homem por detrás do líder foi o objectivo do jornalista António Mateus, autor do livro “Mandela – A construção de um Homem”, editado pela Oficina do Livro, prefaciado pelo ex-ministro António Vitorino e com um posfácio escrito a partir de entrevistas com Graça Machel, mulher do ex-presidente sul-africano.

O lançamento da obra teve lugar a 11 de Novembro, no Colégio Militar, em Lisboa, com intervenções da jornalista Cândida Pinto e de António Vitorino, estando já marcada para 11 de Dezembro uma apresentação do livro na Fnac do NorteShopping, com a presença de João Fernando Ramos, jornalista da RTP.

Ao todo são dez as reportagens de António Mateus sobre Mandela, uma por cada ano que passou na África do Sul como correspondente da Lusa. Em declarações à agência, o jornalista garante que já leu todos os livros de Mandela “e não há nenhum no mundo que explique como é que este homem se transformou e conseguiu mudar as pessoas à sua volta”, uma lacuna que procurou colmatar com esta publicação.

“Tentei mostrar o homem extraordinário que usou a sua experiência de 27 anos na prisão para ir buscar o lado de luz dos outros e nunca o lado de sombra, ao contrário do que faria a maior parte das pessoas” após tantos anos de reclusão, disse o jornalista à Lusa, realçando que Mandela aproveitou a clausura para “olhar para dentro de si” e perceber que, se queria mudar o mundo para melhor, teria de começar por si mesmo.

Jornalista desde 1983, António Mateus foi delegado da Lusa em Maputo antes de, em 1990, ter sido destacado para a África do Sul, onde permaneceu durante toda a década de 1990. Mais tarde foi director da revista “Focus”, editor de Política Internacional da RTP e é actualmente redactor da informação diária da televisão pública.

Partilhe