Álvaro Filho venceu Prémio de Crónica Jornalística Rogério Rodrigues

“O meu vizinho Omar Sharif, um talento na arte da sobrevivência” é o título da crónica escrita pelo jornalista Álvaro Filho que venceu a 2.ª edição do Prémio de Crónica Jornalística Rogério Rodrigues, atribuído pela Câmara Municipal da Amadora.

O trabalho foi publicado no jornal A Mensagem de Lisboa. Álvaro Filho relata como Omar Sharif, um imigrante indiano, concilia, a partir de uma mercearia de bairro, as várias facetas da sua vida: atender clientes, gerir redes digitais e responder aos deveres enquanto pai de duas crianças.

Natural do Brasil, Álvaro Moreira Filho passou pelas redações da Folha de Pernambuco e do Jornal do Commercio, no Brasil, como repórter, colunista e editor. Teve presença nas rádios Transamérica e CBN Recife e, na televisão, no canal SporTV. É autor dos livros “O Diário da Viagem do Sr. A (publicado no Facebook), “Curso de Escrita de Romance – Nível 2” (Vencedor do Prémio Pernambuco de Literatura 2016), “Tudo que as mulheres queriam saber sobre futebol, mas tinham medo de perguntar” e “Jornalismo para Iniciantes”.

O prémio homenageia a memória do jornalista Rogério Rodrigues, um dos nomes maiores do jornalismo dos últimos 50 anos que morreu em 2019, cujo percurso incluiu algumas das redações mais importantes do país como a do Diário de Lisboa, O Jornal, ou a do Público.

O júri do concurso foi constituído por José Jorge Letria, representante da Câmara Municipal da Amadora, Paulo Sérgio Santos, representante da Sociedade Portuguesa de Autores, e João Rosário, representante do Sindicato dos Jornalistas.

A entrega do prémio, no valor de cinco mil euros, teve lugar no dia 9 de setembro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora.

Partilhe