Agressões policiais a jornalistas: SJ reúne-se com MAI

Na sequência das agressões policiais a fotojornalistas das agências Lusa e France Presse, ocorridas ontem em Lisboa, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas vai reunir-se na próxima segunda-feira, dia 26 de Março, com o Ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo.

Na reunião, já agendada para as 15 horas, no MAI, a Direcção do SJ vai reiterar a sua posição sobre os graves acontecimentos de ontem, que condena de forma veemente, e discutir com o ministro a eventual adopção de procedimentos dos profissionais de informação em cenários de confrontação.

Na conversação hoje mantida com o ministro da Administração Interna, o presidente da Direcção do SJ, Alfredo Maia, reiterou a defesa do princípio geral da identificação dos jornalistas naqueles cenários, e por isso o SJ está disponível e empenhado em discutir procedimentos, mas chamou a atenção para os riscos de efeitos contraproducentes dessa e de outras medidas, tal como o SJ hoje mesmo advertiu em comunicado.

Em comunicado emitido também hoje, o MAI lamentou os acontecimentos de ontem, anunciou que a Inspecção-Geral da Administração Interna já abriu uma averiguação e garantiu que “tudo fará para conciliar a necessidade de garantir a tranquilidade e a ordem públicas com o exercício do direito à informação”.

O comunicado do MAI é do seguinte teor:

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

O Ministério da Administração Interna lamenta os incidentes ontem verificados no Chiado e que envolveram jornalistas.
A Inspeção-Geral da Administração Interna procedeu já à abertura de um processo de averiguação àqueles incidentes, sem prejuízo das diligências entretanto desencadeadas pela PSP sobre os mesmos factos.
O Ministério da Administração Interna vai convidar o Sindicato dos Jornalistas e os diretores de informação dos órgãos de comunicação social para reuniões, na próxima semana, tendo em vista a adopção de procedimentos adequados no sentido de evitar a ocorrência futura de idênticos incidentes.
O Ministério da Administração Interna assegura que tudo fará para conciliar a necessidade de garantir a tranquilidade e ordem públicas com o exercício do direito à informação.

Partilhe