Os representantes da Administração da Lusa não compareceram à reunião de conciliação marcada para hoje, 10 de Janeiro, pelo Ministério do Trabalho. A ausência, não justificada, é tanto mais estranha quanto a iniciativa de recorrer à conciliação partiu da
Em nota informativa, os sindicatos representativos dos trabalhadores da Lusa estranham o ocorrido e manifestam a esperança de que tal se deva ao reconhecimento de que não há qualquer justificação para interromper o processo negocial directo.
É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado conjunto divulgado pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da Lusa:
Informação aos trabalhadores da Lusa
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da LUSA informam que a reunião de conciliação solicitada pela Administração não se realizou dia 10-01-2008, por falta de comparência dos representantes da empresa.
Os sindicatos estranham a atitude da Lusa, tanto mais que não foi dada qualquer justificação para a ausência aos representantes dos trabalhadores e à Delegada do Ministério do Trabalho.
Recusando-se a acreditar que este comportamento seja uma deliberada afronta aos trabalhadores, os sindicatos esperam que a não comparência em sede de conciliação signifique o reconhecimento de que não há qualquer justificação para interromper o processo negocial directo, no respeito pelos princípios da boa fé negocial.
Lisboa, 10 de Janeiro de 2008
O Sindicato dos Jornalistas
SITESE/FETESE
Gráficos e Imprensa