Acordo salarial na Global Notícias

A Global Notícias e o Sindicato dos Jornalistas acordaram em fixar em dois e meio por cento a actualização salarial dos jornalistas, sem prejuízo do resultado final da negociação em curso. A actualização tem efeitos a 1 de Janeiro de 2005 e será processada no mês de Março.

Em comunicado conjunto divulgado a 11 de Março, a Comissão Executiva do Conselho de Administração da Global Notícias e a Direcção do Sindicato dos Jornalistas garantem que a presente actualização salarial é acordada “sem prejuízo do resultado final da negociação” da Convenção Colectiva de Trabalho, a aplicar a todos os jornalistas ao serviço desta Empresa, que tem vindo a ser negociada desde Outubro de 2004.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado:

1. A Empresa Global Notícias e o Sindicato dos Jornalistas têm vindo a negociar, desde Outubro de 2004, uma Convenção Colectiva de Trabalho, a aplicar a todos os jornalistas ao serviço desta Empresa, com efeitos a 1 de Janeiro do corrente ano.

2. Tratando-se de um instrumento complexo, que, entre outros objectivos, se destina a harmonizar as regras aplicáveis ao conjunto das publicações editadas pela Global Notícias, o processo não estará, porém, concluído a tempo de dar satisfação à expectativa dos jornalistas em termos da actualização salarial, conforme também a vontade expressa pela Comissão Executiva de concretizar esta negociação.

3. Por conseguinte, a Comissão Executiva do Conselho de Administração da Global Notícias e a Direcção do SJ acordaram em fixar em dois e meio por cento a actualização salarial dos jornalistas, com efeitos a 1 de Janeiro e a processar no mês de Março, sem prejuízo do resultado final da negociação da convenção.

4. As partes reiteraram o propósito de prosseguir o processo de negociação em curso, que consideram globalmente positivo, tendo acordado manter o calendário de reuniões semanais, embora conscientes de que, na presente situação, o encerramento deverá ser efectuado com a próxima Administração.

Lisboa, 10 de Março de 2005

Partilhe