Abertas as candidaturas à 3.ª edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva até o dia 31 de dezembro de 2023. Instituído pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) em 2020, o prémio atribui uma bolsa para a investigação jornalística no valor de 5 mil euros.

Podem candidatar-se ao prémio jornalistas de qualquer nacionalidade, titulares de carteira profissional, de cartão equiparado a jornalista, de cartão de correspondente estrangeiro ou de título provisório de estagiário, que tenham publicado ou difundido trabalhos jornalísticos em órgãos de comunicação social portugueses, em 2022.

O júri desta edição é presidido por Nicolau Santos (RTP), e composto também pelos jornalistas David Pontes (Público), João Vieira (Expresso), Luísa Meireles (Lusa) e Francisco Belard (Clube dos Jornalistas). A 1.ª edição premiou a jornalista Isabel Lucas, que assinou o trabalho “Estados Unidos da América, crónica de uma (des)união”, e a 2.ª edição distinguiu o trabalho “Por ti, Portugal, eu juro!”, da autoria de Sofia da Palma Rodrigues, Diogo Cardoso e Luciana Maruta, publicado na Divergente.

O principal objetivo do prémio é distinguir trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise, contribuindo para uma sociedade mais informada.

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva conta com a parceria do Clube de Jornalistas. Para ler o regulamento e candidatar-se, visite o site premiovicentejorgesilva.pt.

Partilhe