“A Capital” e “O Comércio do Porto” à venda

O grupo de investimento LP- Brothers Venture Capital anunciou a 26 de Julho estar a desenvolver contactos para a venda dos jornais “A Capital” e “O Comércio do Porto”, propriedade do grupo espanhol de média Prensa Ibérica.

Num comunicado citado pela agência Lusa, o grupo de investimento informa que o jornal “A Capital” vai ser adquirido por um grupo de investidores “com diversos interesses nos média a nível internacional”, embora sem especificar de que grupo se trata.

A LP-Brothers Venture Capital é um grupo espanhol dedicado ao investimento de capitais para desenvolvimento de projectos e empresas cuja actividade se assemelha às denominadas “entidades de capital de risco”.

Em risco estão de facto os dois jornais, que segundo notícias vindas a público correm o risco de encerrar caso a Prensa Ibérica não encontre compradores para os títulos.

Segundo dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens, as vendas de “A Capital” desceram 8,8 por cento nos três primeiros meses deste ano para 3422 exemplares diários, enquanto “O Comércio do Porto” caiu 3,7 por cento para 3794 exemplares.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está a desenvolver contactos com a administração da Prensa Ibérica na tentativa de encontrar soluções para manter os dois jornais em funcionamento e acautelar os direitos dos respectivos trabalhadores.

Partilhe