O fotojornalista João Paulo Coutinho, ex-membro da direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), inaugura hoje, 13 de Maio, pelas 17 horas, a exposição “Timor – olhos nos olhos”, na Colorfoto Galeria, situada na Rua Sá da Bandeira, 526, no Porto.
A mostra, que estará patente até 17 de Junho, é composta por 19 retratos captados em Timor Leste em 1999 com uma Leica M6 e em rolos de preto e branco, fotografias que contêm uma história de vida e sobre as quais “cada um pode e deve imaginar o que está por trás destes rostos, as tristezas e alegrias que viveram e as marcas que o tempo lhes deixou”, como sugere o autor.
“O que eles nos contam está lá, basta ler nas entrelinhas que o tempo lentamente lhes foi gravando no rosto. Resta-nos a nós tentar descobrir o mistério por trás de cada face, de cada rosto. Olhos nos olhos…”, desafia João Paulo Coutinho na sua apresentação da exposição.
Nascido no Porto em 1963, João Paulo Coutinho interessou-se desde cedo pela fotografia e por jornalismo. Na juventude colaborou em diversos jornais, mas foi um curso no Centro de Formação de Jornalistas do Porto que o fez trocar uma carreira na área do Direito pela comunicação social.
Iniciou uma carreira de 20 anos de fotojornalismo na “Gazeta dos Desportos”, tendo posteriormente passado pelo “Diário de Notícias” e pelo “Jornal de Notícias”, onde deu especial atenção aos temas sociais, optando geralmente pelo preto e branco.