FeSP saúda iniciativa de “A Capital” e “O Comércio do Porto”

A Federação de Sindicatos de Jornalistas de Espanha (FeSP) aplaude a iniciativa de alguns jornalistas de “A Capital” e “O Comércio do Porto” em querer avançar com uma cooperativa, por forma a que os títulos voltem a ser publicados, e lamenta que a Prensa Ibérica tenha encerrado as publicações sem procurar soluções para a sua continuação.

“Apesar de tanta experiência na edição de jornais, [a Prensa Ibérica, o mais importante grupo de imprensa regional de Espanha] não teve dúvidas em encerrar de um dia para o outro dois diários portugueses, deixando na rua mais de 150 trabalhadores, o que prejudica as possibilidades de investimento de outras empresas espanholas em Portugal”, critica a FeSP.

Para a federação, este caso fez com que, mais uma vez, a responsabilidade pelos problemas económicas de uma empresa tenham recaído exclusivamente sobre os trabalhadores e não sobre os gestores, “que são quem tem por função procurar soluções para viabilizar os projectos”.

A FeSP deu ainda os parabéns ao Sindicato dos Jornalistas por ter estado com os jornalistas de ambos os títulos desde o primeiro momento, na busca de uma solução que agora parece mais próxima.

Partilhe