Italianos propõem Estados Gerais da Cultura e da Informação Europeia

No final dos Estados Gerais da Cultura e da Informação Italiana, em Gubbio, Itália, no dia 22, o porta-voz da associação Articolo 21, Giuseppe Giulietti, lançou um repto à realização na mesma cidade, até ao final do ano, de um encontro do mesmo género a nível europeu.

“A cidade de Gubbio tornar-se-á uma capital europeia da liberdade, da cultura e da informação”, afirmou Giuseppe Giulietti, acrescentando que a intenção é reunir as principais entidades internacionais de jornalismo, de cinema, de audiovisual, além de associações profissionais e sindicais do sector e grupos de consumidores.

Igualmente convidados serão os eurodeputados que tenham subscrito a Carta de Gubbio, aprovada por unanimidade no final deste encontro e que foi enviada a todos os candidatos às próximas eleições europeias, representando “um verdadeiro programa para o próximo Parlamento Europeu”, no entender do porta-voz da Articolo 21.

Nesse documento são abordados temas como os direitos de autor, o serviço público ou o desenvolvimento da Internet, sendo mesmo proposta uma nova redacção para o artigo da Constituição Europeia dedicado à liberdade da cultura e da informação.

O texto integral da Carta de Gubbio, em italiano, pode ser consultado em www.articolo21.com.

Partilhe