Jornalistas franceses atacados à porta de escola corânica

A 11 de Março, três jornalistas da estação televisiva privada Canal+ foram agredidos fisicamente por elementos da Escola Corânica, em Grisy-Suisnes, no norte de França, durante uma reportagem para o programa “90 Minutes”.

Segundo o editor do programa, Paul Moreira, quatro ou cinco pessoas da instituição atacaram o técnico de som Jérôme Florenville, o repórter Hervé Bouchaud, e o operador de câmara Jean-Yves Charpin, que estavam a filmar o edifício da Escola a partir da rua.

Enquanto o jornalista e o operador de câmara sofreram apenas ferimentos ligeiros, o técnico de som necessitou de tratamento hospitalar para fracturas múltiplas no nariz e nos ossos faciais e irá ser examinado por especialistas oftalmológicos para apurar se sofreu danos no nervo óptico ou na retina que possam conduzir a cegueira num dos olhos.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera completamente inaceitável este ataque a jornalistas que só estavam a fazer o seu trabalho e apelou à punição severa dos agressores, para que sirvam de exemplo a quem pense que pode atacar jornalistas impunemente de maneira a impedi-los de relatar assuntos sensíveis.

Partilhe