Sindicato dos Jornalistas escreveu à GMG antes de reunião com ministro

A Direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) escreveu à administração da Global Media Group (GMG) a lembrar que a empresa já está em incumprimento quanto aos pagamentos aos trabalhadores a recibos verdes referentes ao mês de abril, que, segundo a prática habitual, deveriam ter sido efetuados até ao dia 10. Um alerta que surge após a empresa ter regularizado com um atraso significativo os pagamentos aos trabalhadores a recibo verde relativos ao mês de março.

Na carta, o SJ exorta a empresa a apresentar garantias de que pretende regularizar a situação com todos os trabalhadores a recibos verdes com a urgência que se impõe. Na mesma missiva, foram solicitadas à empresa garantias quanto à regularização do subsídio de Natal, que a GMG dissera previamente que pagaria até final de maio. Em face deste incumprimento, e sem um compromisso firme de que a situação ficará resolvida a breve trecho, o SJ não terá outra solução senão a de prosseguir com o caso em tribunal, tendo já toda a documentação preparada e pronta a avançar.

Estas são duas das questões específicas que o SJ vai levar a uma reunião com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, na próxima terça-feira. Naturalmente, o SJ não deixará de expor ao ministro as preocupações com o estado atual do jornalismo português: dos ataques crescentes, às dificuldades financeiras e económicas, patentes no caso da GMG e da TIN, que aderiu a um Processo Especial de Revitalização. A Imprensa Regional e o Serviço Público de Televisão, Rádio e de Agência são também questões fundamentais a debater para o futuro do jornalismo.

Partilhe