Aumentos «só por milagre» na SIC

A participação de dirigentes e do assessor jurídico do SJ numa reunião solicitada pelos delegados sindicais da SIC com a administração, foi por esta inviabilizada sob a alegação de que não quer reunir-se com «pessoas estranhas à empresa». Por tal motivo, o Sindicato solicitou formalmente nova reunião, na qual se fará acompanhar pelos delegados sindicais. Entre os problemas em debate figuram aumentos salariais, que um dos administradores já disse que «só por milagre» seriam concedidos.

1. No dia 26 de Novembro de 2001, os Delegados Sindicais (trabalhadores da SIC, filiados no Sindicato dos Jornalistas e que foram eleitos para, dentro da empresa, desenvolverem a actividade sindical, ou seja, defenderem e promoverem os direitos e interesses socioprofissionais dos jornalistas, principalmente dos filiados no Sindicato) reuniram-se com a Administração da SIC para discussão dos aumentos salariais para 2002, tendo o Administrador presente respondido que «só por milagre» haveria condições para conceder os solicitados aumentos.

2. Na mesma reunião, os Delegados Sindicais lembraram à Administração que os trabalhadores da empresa continuam a sofrer graves violações dos seus direitos laborais, designadamente por não receberem qualquer retribuição relativa ao trabalho suplementar e ao trabalho prestado em horário nocturno.

3. A Administração comprometeu-se a pensar no assunto, tendo agendado uma segunda reunião para hoje e indicado que nesta estariam presentes o Director de Informação, o Director de Recursos Humanos e o Director Financeiro da SIC.

4. Por sua vez, os Delegados Sindicais consideraram que seria importante a participação de dirigentes e de um assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas, pelo que solicitaram à SIC que fosse aceite a presença destes na reunião. Surpreendentemente, a Administração respondeu que recusava reunir-se com «pessoas estranhas à empresa».

5. Este incidente inviabilizou a reunião, pelo que os Delegados Sindicais ficaram sem saber quais as intenções da Administração face aos aumentos salariais e às reclamações apresentadas, o que contraria a disponibilidade anteriormente manifestada para analisar as questões propostas.

6. Uma vez que a actividade dos sindicatos nas empresas se exerce através dos delegados sindicais e que esta pode ser complementada pela intervenção de dirigentes e outros representantes devidamente mandatados para discutir matérias de natureza laboral, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas solicitou formalmente uma reunião com a Administração da SIC, na qual se fará acompanhar, evidentemente, pela estrutura sindical na empresa.

A Direcção do SJ

Os delegados sindicais na SIC

Partilhe