CDSJ apela ao respeito pela reserva de privacidade

Conselho Deontológico considera que reportagem do Correio da Manhã sobre Pedro Passos Coelho e a mulher “ultrapassa as regras de direito à reserva da privacidade”.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considerou hoje que “a reportagem do Correio da Manhã, na sua edição de 8 de agosto, sobre o presidente do PSD e ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e a sua mulher, Laura Ferreira, ultrapassa as regras de direito à reserva da privacidade, incluindo das figuras públicas, a que os jornalistas estão obrigados – em particular nas fotografias que edita”.

O CDSJ “apela aos jornalistas e às chefias e editorias das redações dos órgãos de comunicação social no sentido de que os trabalhos jornalísticos por si elaborados ou editados respeitem o direito à privacidade a que têm direito todos os cidadãos e também as figuras públicas”.

E frisa que “o direito à privacidade deve ser respeitado pelos jornalistas em relação a todos, especialmente em momentos de particular vulnerabilidade”.

Partilhe