4ª edição da Formação em Jornalismo Judicial – Inscrições

Inscrições abrem aqui esta quarta-feira, 17, a partir das 10h e terminam na segunda-feira, 22, às 18h

Abrem amanhã, às 10h, as inscrições para nova ação de Formação de Jornalistas na área da Justiça, que irá decorrer em maio sob o lemaMagistrados e jornalistas em diálogo: Removendo obstáculos e construindo pontes de comunicação, para reforço do Estado de Direito”. O formulário ficará disponível neste link.

Esta é uma iniciativa da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e do Sindicato dos Jornalistas (SJ), em parceria com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Na ação poderão participar, em simultâneo, de 50 jornalistas, 50 juízes dos tribunais comuns e administrativos e ficais e 50 magistrados do Ministério Público, ou seja, 150 formandos no total.

Esta ação será composta por um Seminário, para apresentação dos temas a debater (O Segredo de Justiça vs o Direito de Informar e Decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Os SLAPPs – Strategic lawsuits against public participation – ações judiciais estratégicas contra a participação pública, em particular as que visam os jornalistas) de frequência obrigatória, presencial ou por teleconferência, ministrado pelos formadores (jornalistas e juízes), a decorrer na manhã de 3 de maio, nas instalações do CEJ, em Lisboa.

As sessões de trabalho prático (workshops), também de frequência obrigatória, realizar-se-ão em três locais, de modo a facilitar o acesso aos participantes de vários pontos do país. Em Lisboa, decorrerão na tarde de 3 de maio; em Coimbra na manhã do dia 9 de maio e, no Porto, na manhã do dia 17 de maio. No ato da inscrição, os participantes terão de optar por uma das cidades.

As sessões de trabalho, que terão 50 participantes, no máximo, decorrerão apenas presencialmente e nelas serão criados grupos mistos de jornalistas e magistrados, para discutir casos concretos que envolvam Jornalismo e Justiça.

As inscrições para esta Ação estarão abertas entre as 10h de amanhã, quarta-feira, dia 17 de abril, e as 18h de segunda-feira, dia 22 de abril de 2024.

Serão abertas 50 vagas para jornalistas detentores de Carteira Profissional de Jornalista ou Título Provisório de Estagiário, válidos.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente através do formulário acessível neste link e também disponível nos sítios da CCPJ e do SJ. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição em cada uma das cidades escolhidas, com prioridade aos que nunca frequentaram nenhuma das ações anteriores, seguida dos que frequentaram a primeira ação que decorreu em finais de 2022 e início de 2023, da que teve lugar em novembro de 2023 e, por fim, os que participaram na ação de fevereiro último. E, só despois, serão considerados os profissionais que se inscreveram em alguma ou todas as ações anteriores, mas que faltaram e não justificaram a falta, aqui pela ordem inversa.

A implementação de critérios prende-se com o facto de se ter sempre verificado um elevado número de inscrições, sendo que depois alguns dos inscritos não comparecem nas sessões, não avisam que não podem estar presentes e/ou não justificam as faltas, deixando de fora muitos jornalistas interessados em frequentar as ações.

Os jornalistas selecionados, segundo os critérios aqui apresentados, para frequentarem a ação serão contactados até às 17h do dia 26 de abril, sexta-feira.

Deixar nota de que os jornalistas que se inscreveram na última ação, que decorreu em fevereiro, para frequentarem o workshop em Coimbra, mas que não puderam participar devido a uma antecipação da realização da sessão, alheia aos profissionais, e que demonstraram interesse junto da CCPJ ou do SJ em frequentar esta ação, não necessitam de efetuar inscrição.

Partilhe