SJ exige pagamento aos trabalhadores precários do Global Media Group

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta que o Global Media Group (GMG) não tenha, ao dia 22 de maio, pago à totalidade dos seus trabalhadores a recibo verde. Neste momento, há trabalhadores que não têm forma de cumprir as suas obrigações porque não lhes foi creditado o valor em dívida pelo trabalho que já realizaram.

Desde a semana passada, o Sindicato dos Jornalistas tem vindo a falar com a administração do GMG, alertando para o facto de estes trabalhadores (muitos deles em situação de falso recibo verde) não terem recebido o pagamento em causa, num mês em que são obrigados a liquidar os valores de IVA. As promessas de que o mesmo seria feito no início desta semana, continuam por cumprir. A situação que vivem estes jornalistas, já de si precária, é incompreensível e intolerável.

Nos últimos anos, tornou-se uma prática, que o SJ condena, pagar aos colaboradores ao dia 10 de cada mês (quando corre bem). No caso vertente, desde o dia 11 de abril que mais de uma centena de jornalistas não recebe um cêntimo.

O SJ espera que a administração do GMG efetue rapidamente o pagamento em atraso aos trabalhadores que prestam serviços regulares ao JN, DN, TSF e O Jogo. É a única forma destes profissionais poderem continuar a alimentar as várias publicações, uma vez que muitos deles já nem dinheiro suficiente têm para fazerem o seu trabalho diário ou para o mínimo de sobrevivência.

Partilhe