World Press Photo 2004 no CCB

A 47ª edição da exposição World Press Photo 2004 está patente ao público no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém (CCB), de 16 de Julho a 15 de Agosto.

Presente em Portugal pelo 10º ano consecutivo, a mostra inclui cerca de 200 fotografias seleccionadas por um júri internacional, composto por 13 elementos.

A edição deste ano do conceituado certame contou com a participação de 4176 fotógrafos profissionais de 124 países, num total de 63 093 imagens, e atribuiu prémios em 10 categorias a 62 fotógrafos de 23 nacionalidades.

O galardão máximo da exposição foi para o fotógrafo Jean-Marc Bouju, da Associated Press, distinguindo uma fotografia tirada em 31 de Março de 2003 em Najaf, no Iraque, que mostra um prisioneiro iraquiano com o filho de quatro anos nos braços, num campo de detenção norte-americano.

A par da World Press Photo, o CCB exibe os trabalhos vencedores do 4º Prémio Visão de Fotojornalismo, este ano presidido pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

O Grande Prémio Fotojornalismo da revista “Visão” foi atribuído ao fotógrafo freelance José Bacelar, pelas suas imagens dos incêndios florestais em Portugal durante o Verão de 2003.

Os outros vencedores do certame patrocinado pela “Visão” foram Alexandre Vaz, também freelance, na categoria de Reportagem; Leonel de Castro, do “Jornal de Notícias”, na secção de Notícias; Luís Ramos, do “Público”, na categoria de Vida Quotidiana; Paulo Freitas, de “O Comércio do Porto”, no “Retrato”; João Carvalho Pina, da agência Kameraphoto, na secção de Espectáculo; Sérgio Miguel Santos, da “ASF/A Bola”, na categoria de Desporto; e Frederico Colarejo, do jornal “A Capital”, na categoria de Natureza.

Partilhe